top of page
  • Foto do escritorCultura FM

"Norman Fucking Rockwell" de Lana Del Rey foi o álbum mais presente nas listas de melhores do ano

Como já virou tradição, o Vagalume publica agora a lista anual com o que seriauma espécie de consenso da imprensa internacional sobre os melhores discos de 2019. Esse ano, assim como em 2018, apenas um disco apareceu em todas as 16 listas consultadas. A diferença é que o grande campeão, "Norman Fucking Rockwell" de Lana Del Rey, surgiu com muito mais destaque nos rankings que o vencedor do ano passado "Golden Hour" de Kacey Musgraves.

O álbum de Lana ficou em primeiro lugar em cinco listas e entre os dez primeiros em outras oito - foram 16 veículos pesquisados , sendo que um deles, o Allmusic Guide, não coloca os discos em ordem de importância.

A crítica internacional também gostou muito dos novos trabalhos de Angel Olsen ("All Mirrors" está em 15 listas, ainda que não tenha pego o primeiro lugar em nenhuma), Brittany Howard dos Alabama Shakes ("Jaime" surgiu em 14 listas e ficou em primeiro lugar para a NPR) e Ariana Grande (10 listas, incluindo os importantes primeiros lugares de "Thank U, Next" para a Billboard e Rolling Stone).

2019 foi também o ano das mulheres. Com exceção do soturno, e belo, "Ghosteen" de Nick Cave, primeiro lugar para a revista britânica Mojo, todas as outras publicações escolheram álbuns feitos por mulheres, incluindo aí a Spin que considerou "Two Hands" da banda de indie folk Big Thief o melhor de 2019. Este foi a segundo álbum que a banda liderada pela cantora e compositora Adrianne Lenker lançou nos últimos 12 meses - sendo que a maioria dos outros veículos preferiu "U.F.O.F." que saiu no primeiro semestre. Ainda assim, em algumas publicações, os dois álbuns marcaram presença.

Nota-se também pouca presença do rock mais tradicional no resultado final, mas ele está lá com os discos do Vampire Weekend (abaixo), a revelação britânica Fontaines D.C. e o dos Purple Mountains, cujo álbum homônimo é um dos mais tristes desta década, o líder da banda David Berman cometeu suicídio poucas semanas depois do trabalho ter sido lançado.

Para finalizar, apresentamos os 20 discos mais presentes nas listas. Eles dão um bom panorama do que de melhor se fez na música pop em 2019, incluindo muitos trabalhos que não atingiram o grande público, mas certamente merecem ser mais conhecidos.

Os veículos pesquisados foram os britânicos Mojo, Uncut, Q, The Guardian e NME e os norte-americanos Rolling Stone, Billboard, Allmusic Guide, Paste, NPR, Slant, Spin, Consequence of Sound, Pitchfork, Popmatters e Stereogum.



NOTICIAS.png
faixa topo1 teste.png
bottom of page